Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Quem somos?

Apresentando nossa proposta

Olá amigo. Neste blog você vai encontrar questões básicas para ajudá-lo a estudar Física. Não se preocupe em decorar fórmulas. Procure entender os conceitos apresentados.

Claro que a Matemática é uma ferramenta importante. Ela relaciona as grandezas envolvidas num determinado fenômeno. Mas vamos, inicialmente, entender o fenômeno.

Quem estuda ou estudou pelo livro "Os Fundamentos da Física", da Editora Moderna, vai estar em casa, mas se não é o seu caso, não faz mal. Daremos todas as respostas no final das questões e caso restem algumas dúvidas estaremos à disposição por meio dos comentários.

Estude bastante e boa sorte.

Professor Nicolau Gilberto Ferraro
Diretor Pedagógico

Professor Sidney Borges
Webmaster

O conteúdo deste Blog é baseado no livro "Os Fundamentos da Física", da Editora Moderna, sendo vedada a reprodução.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

50 questões básicas

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

01. Como foi, inicialmente, definido um metro?
Resposta aqui

02. Você ao ler esta questão está sentado numa cadeira. Você está em repouso ou em movimento? Explique.
Resposta aqui

03. O professor, ao iniciar o estudo de Cinemática, afirmou que a forma da trajetória depende do referencial adotado. Você sabe citar um exemplo?
Resposta aqui


04. Você quer calcular a velocidade de um ponto do equador, devido a rotação da Terra. Quais grandezas você deve conhecer?
Resposta aqui

05. Um ponto da superfície terrestre é localizado por meio de sua latitude e longitude. Defina estas grandezas.

Resposta aqui

06. Dê exemplos de movimento uniforme que ocorrem no dia-a-dia.
Resposta aqui

07. Dê exemplos de movimento uniformemente variado que ocorrem no dia-a-dia.
Resposta aqui

08. Um corpo em queda livre sob ação da gravidade tem sua velocidade variando de 10m/s em cada 1s. Qual é a variação da velocidade do corpo em km/h, durante 1s?
Resposta aqui

09. O professor afirmou que subtrair dois vetores equivale a somar o primeiro com o vetor oposto do segundo. Faça figuras explicativas.
Resposta aqui

10. Um vagão ferroviário se move com velocidade 5 m/s, em relação aos trilhos. Um passageiro está correndo no interior do vagão com velocidade 5 m/s, em relação ao vagão e em sentido oposto ao movimento do vagão. Em relação aos trilhos o passageiro possui velocidade:
a) 10m/s;

b) zero;

c) aproximadamente 7,0 m/s.

Qual alternativa você escolhe?
Resposta aqui

11. Os lançamentos horizontal e oblíquo, próximos à superfície terrestre e desprezada a resistência do ar, são considerados a composição de dois movimentos, um horizontal e outro vertical, que ocorrem simultaneamente. Descreva estes movimentos.
Resposta aqui

12. Uma partícula é lançada obliquamente. Para que ângulo de tiro o alcance é máximo.
Resposta aqui

13. Dois móveis são lançados obliquamente com velocidade inicial de mesmo módulo v0. Um é lançado com ângulo de tiro 60º e o outro, 30º. Qual deles atinge a maior altura? Qual deles atinge o maior alcance?
Resposta aqui

14. Um satélite artificial demora 2h para completar ¼ de volta em torno da Terra. Qual é, em horas, o período deste satélite?
Resposta aqui

15. Qual é o período de um satélite geoestacionário utilizado em telecomunicações?
Resposta aqui

16. Pode haver movimento mesmo na ausência de força?
Resposta aqui

17. Quando um ônibus freia os passageiros são atirados para frente em relação ao ônibus. Você sabe explicar o porquê?
Resposta aqui

18. É necessária a aplicação de uma força para manter um ponto material em MRU?
Resposta aqui

19. Durante uma aula de Física, o professor perguntou a Rodrigo: qual é o seu peso? Rodrigo respondeu 60 quilos. Nesta resposta têm dois erros. Você sabe quais são?
Resposta aqui

20. Na mesma aula, o professor perguntou: “sendo g =10m/s2 a aceleração da gravidade, qual a intensidade da força com que Rodrigo atrai a Terra?”.
Resposta aqui

21. Em que princípio da Física se baseia o uso dos cintos de segurança e os encostos para a cabeça existentes num automóvel?
Resposta aqui

22. Explique por que conseguimos andar num piso de asfalto, terra ou concreto e não numa pista de gelo?
Resposta aqui

23. Um paraquedas freia a queda de um paraquedista o qual, passa em pouco tempo, a realizar um movimento uniforme. Explique como isto é possível?
Resposta aqui

24. No freio convencional de um automóvel as quatro rodas são travadas e neste caso o coeficiente de atrito é dinâmico. No freio a ABS as rodas continuam a girar, durante o freamento, sem derrapar e na iminência de escorregar. Neste caso, o coeficiente de atrito é estático. Por que o freio a ABS permite que o veículo percorra uma distância menor até parar?
Resposta aqui

25. Rodrigo, ao assistir uma corrida de automóveis, observa que os carros procuram entrar numa curva por fora, tangenciar o lado interno da curva e sair pelo lado externo da pista. Qual é a razão deste procedimento?
Resposta aqui

26. As pistas de corridas de motos, bicicletas e automóveis, em circuito oval, são normalmente sobrelevadas. Qual é a razão desta sobrelevação?
Resposta aqui

27. Dois guindastes erguem dois corpos idênticos do solo até o terceiro andar. O primeiro realiza sua tarefa num intervalo de tempo maior do que o segundo. Qual dos guindastes possui maior potência?
Resposta aqui

28. Um carro tem massa 1000 kg e se desloca com velocidade de 72 km/h. Qual é a energia cinética do carro? De que altura o carro deveria cair para atingir o solo com esta energia cinética?
Resposta aqui

29. A função das bolsas infláveis ( air-bags ) existentes nos automóveis é a de aumentar o intervalo de tempo e consequentemente diminuir as intensidades das forças que agem nas pessoas localizadas no interior do carro, durante uma colisão frontal. Explique este fato com base no teorema do Impulso.
Resposta aqui

30. Deixa-se um ovo cair no piso cerâmico de uma cozinha. Devido à colisão o ovo quebra. Deixando-se o ovo cair sobre um tapete felpudo, da mesma altura, ele não quebra. Como se explica tal fato?
Resposta aqui

31. Numa loja a vendedora dispõe de um rolo de barbante para fazer pacotes. Ao puxar lentamente, o barbante vai desenrolando. Mas ao puxar bruscamente, o barbante arrebenta. Explique por que isto ocorre.
Resposta aqui

32. Você sabe qual é a trajetória que os planetas descrevem em torno do Sol? Onde o Sol se localiza, em relação a esta trajetória?
Resposta aqui

33. O módulo da velocidade de translação da Terra em torno do Sol é constante?
Resposta aqui

34. Analise a afirmação: “ quanto mais afastado estiver um planeta do Sol, maior é o seu ano. Assim, um ano na Terra é maior do que um ano em Mercúrio”.
Resposta aqui

35. Pesquise como Eratóstenes ( 276 AC ) mediu o comprimento do meridiano terrestre e consequentemente o raio da Terra.
Resposta aqui

36. Quem está na Terra vê sempre a mesma face da Lua. Você sabe explicar por que isso ocorre?
Resposta aqui

37. Um astronauta é levado da Terra até a Estação Espacial Internacional (ISS). Onde seu peso é menor? E sua massa?
Resposta aqui

38. Levando-se em conta a rotação da Terra, onde é menor a aceleração da gravidade nos pólos ou no Equador.
Resposta aqui

39. Duas forças de mesmo módulo, ao serem somadas, podem dar como resultante uma força de mesmo módulo das forças componentes?
Resposta aqui

40. Para a remoção de parafusos de fixação das rodas de um carro, adaptamos um cano de ferro que envolve o braço da chave de rodas, aumentando assim seu comprimento. Nestas condições, é possível diminuir a intensidade da força necessária para soltar os parafusos. Explique como isso é possível?
Resposta aqui

41. Explique por que as esteiras de uma escavadeira exercem menor pressão do que as rodas de um veículo, estando ambos num terreno lamacento. Considere que os dois móveis tenham o mesmo peso.
Resposta aqui

42. Rodrigo dirigindo seu carro, tendo seu amigo Raphael como passageiro, entram num trecho de estrada lamacento. O carro derrapa e não consegue sair. Raphael sugere a Rodrigo esvaziar um pouco os pneus. Rodrigo assim procede e consegue sair do trecho com lama. Explique por que isso ocorreu?
Resposta aqui

43. Eneida tenta abrir um pote de requeijão forçando a tampa para cima e não consegue. Pedro, com uma faca, retira o lacre existente na tampa e esta sai com facilidade. Explique.
Resposta aqui

44. Para verter o óleo existente numa lata é necessário fazer dois furos opostos na tampa superior. Explique o porquê desse procedimento.
Resposta aqui

45. Por que quando você toma um refrigerante em um copo com um canudo, o líquido sobe pelo canudo?
Resposta aqui

46. Um bexiga, preenchida com gás hélio, sobe ao ser solta. Explique.
Resposta aqui

47. Ao adicionarmos sal à água o que ocorre com a densidade da solução?
Resposta aqui

48. Boiamos mais facilmente numa piscina ou na água do mar?
Resposta aqui

49. No Mar Morto uma pessoa não consegue afundar, permanecendo em sua superfície. Explique por que isso ocorre.
Resposta aqui

50. Qual é a razão do nome Mar Morto dado a este reservatório natural de água existente na Jordânia?
Resposta aqui