Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sábado, 12 de junho de 2010

Pense & Responda

Besouro

Sidney Borges
Os besouros de chifre deslocam-se lentamente em superfícies horizontais e quando sobem em troncos de árvores ou paredes prendem-se às rugosidades usando pequenas garras que possuem nas extremidades das patas.

Quando acontece uma queda os danos geralmente são desprezíveis em função da dureza do exoesqueleto, no entanto, pode acontecer do besouro cair com as pernas para cima. Nessa situação ele não consegue se desvirar e corre o risco de morrer de inanição.

Dois estudantes observavam a caminhada de um besouro de chifre que partiu de um ponto e dirigiu-se a uma parede vertical de tijolos.

Do ponto da partida no chão, até a parede, o besouro gastou 10 segundos em velocidade constante e depois subiu até parar e cair, felizmente com as pernas para baixo.

Um dos rapazes mediu a altura atingida, fez uma marca na parede e anotou 15 cm. Depois, usando uma trena, mediu a distância entre o ponto de partida no chão e a marca atingida na parede e anotou 25 cm.

Em seguida perguntou ao colega: qual o tempo de queda do besouro e a sua velocidade no percurso horizontal?

Faça você mesmo os cálculos.

Use a aceleração da gravidade g = 10 m/s2

Nenhum comentário:

Postar um comentário