Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sábado, 12 de junho de 2010

Forno Solar



Aplicações dos espelhos esféricos

Nicolau Gilberto Ferraro

Espelhos esféricos apresentam inúmeras aplicações práticas. Os espelhos esféricos convexos são utilizados como retrovisores, por apresentarem um grande campo visual quando comparado com outros tipos de espelhos de mesmas dimensões. Já os espelhos esféricos côncavos são utilizados como espelhos de aumento, como refletores em faróis, holofotes e lanternas. Como refletores, os espelhos parabólicos são mais vantajosos. Pequenos espelhos planos podem formar um espelho parabólico que é utilizado como forno solar.

Na foto vemos o forno solar de Odeillo, cuja potência é de 1MW e está instalado no sul da França, na região dos Pirineus. O espelho parabólico é constituído por 9.500 pequenos espelhos planos. A temperatura atingida chega até 3800 ºC.


Saiba mais

Os raios solares incidentes na superfície parabólica refletem convergindo para o foco. No endereço eletrônico abaixo você observa um esquema dos raios de luz.
http://technologystudent.com/images5/sol9.gif

No endereço eletrônico, a seguir, temos minério de ferro colocado num cadinho e sendo derretido pela energia refletida por um forno solar.
http://technologystudent.com/images5/sol10.gif

Um comentário: