Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

terça-feira, 29 de junho de 2010

Pense & Responda

Abrindo a porta de um freezer

Nicolau Gilberto Ferraro
A dona de casa fechou a porta do freezer e tentou abrir em seguida, mas não conseguiu. Só depois de esperar alguns instantes foi possível abrir com facilidade. Curiosa, perguntou a seu filho Rodrigo, estudante do ensino médio, como esses fatos podem ser explicados com base nos conhecimentos de Física. Após fazer uma pequena pesquisa e notar que a temperatura no interior do freezer é bem menor do que a temperatura externa, Rodrigo tirou a dúvida da mãe com uma explicação satisfatória do fenômeno.

Você também saberia explicar?

3 comentários:

  1. Como a temperatura interna do freezer é menor do que a temperatura externa, a pressao dentro do refrigerador é menor do que a pressão atmosférica. Assim, a pressão externa "empurra' a porta do freezer, dificultando sua abertura.

    ResponderExcluir
  2. Quando a porta do freezer é mantida aberta por certo tempo, o ar frio do seu interior é trocado pelo ar quente vindo do exterior. Ao fechar a porta, esse ar é resfriado rapidamente, a volume constante, e sua pressão se reduz. Então, a pressão interna torna-se menor do que a pressão externa, dificultando a abertura imediata da porta após seu fechamento. Com o decorrer do tempo, entra ar pelo sistema de vedação, diminuindo a diferença de pressão e permitindo a abertura mais fácil da porta.

    ResponderExcluir
  3. Ao abrirmos a geladeira, um fluxo de ar
    quente acaba entrando no aparelho. Como o gás quente ocupa mais espaço que o frio, mesmo uma
    quantidade pequena de ar ocupa um bom espaço na geladeira. Mas quando você fecha a porta, esse ar resfria e diminui o volume. Então a quantidade de ar por centimetro quadrado dentro do freezer
    fica menor que a de fora, que significa que a pressão interna é inferior a da atmosfera. Dificultanto a abertura da porta.

    ResponderExcluir