Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Leituras do Blog

A piezoeletrização

Borges e Nicolau

Existem vários processos de eletrização de um corpo: eletrização por atrito, por contato e por indução. Vamos fazer algumas considerações sobre outro processo de eletrização: a piezoeletrização.

Certos cristais como, por exemplo, o quartzo e a turmalina, quando comprimidos, eletrizam suas faces opostas com cargas elétricas de sinais contrários. Este fenômeno foi descoberto, em 1880, pelos irmãos Pierre Curie (1859 – 1906) e Jacques Curie (1855 – 1941) e é denominado piezoeletrização.

Determinados materiais cerâmicos apresentam também o efeito piezoelétrico, como é o caso de titânio-zirconato de chumbo (PZT).

Reciprocamente, o cristal piezoelétrico flexiona quando se aplica uma tensão elétrica entre suas faces opostas. Nos fenômenos descritos se baseiam os funcionamentos dos microfones de cristal, de alguns acendedores de fogão (magiclick) e dos relógios de quartzo.

Para mais detalhes

Efeito piezoelétrico - Efeito piezo reverso - Geração de ultra-som. Clique
aqui

Balada sustentável. Clique aqui e aqui

A piezoeletricidade. Clique aqui


Relógios de quartzo. Clique aqui

Microfone de cristal e de outros tipos. Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário