Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sábado, 25 de setembro de 2010

Leituras do Blog


As forças fundamentais da Natureza

Borges e Nicolau
A força de interação entre partículas dotadas de massa é a força gravitacional. A força gravitacional explica a movimentação dos astros no Universo, bem como a formação de estrelas, galáxias e sistemas planetários.

A força eletromagnética é a que se manifesta entre partículas eletrizadas, englobando as forças elétricas e as forças magnéticas. A força eletromagnética é que mantêm os elétrons ligados aos núcleos dos átomos. O núcleo é constituído de prótons (dotados de carga elétrica positiva) e de nêutrons. Entre os prótons do núcleo têm-se força de repulsão que é uma força eletromagnética. Mas se os prótons se repelem por que não ocorre a desintegração do núcleo? É a força nuclear forte que mantém coesão do núcleo atômico, garantindo a união dos quarks para formarem os prótons e os nêutrons, assim como a ligação dos prótons entre si e dos prótons com os nêutrons. As forças nucleares têm alcance muito curto, da ordem das dimensões dos núcleos atômicos. São as mais intensas das forças fundamentais da natureza. A força responsável pela emissão de elétrons por parte dos núcleos de algumas substâncias radioativas, num processo denominado decaimento beta, é a força nuclear fraca. Atualmente, a maior parte dos cientistas admite que as forças nuclear fraca e eletromagnética são manifestações diferentes de uma mesma interação fundamental, chamando-as de força eletrofraca.

Pense & Responda

Das quatro forças fundamentais da natureza, como você classificaria a força de atrito? E a força de tração num fio e o peso de um corpo?

Os quarks

Os prótons e nêutrons são constituídos de partículas chamadas quarks. Existem três duplas de quarks: up e down; charm e strange; top e botton. As cargas elétricas dos quarks up e down são, respectivamente, +2e/3 e - e/3, onde e é a carga elétrica elementar. O próton é constituído de dois quarks up e um quark down. O nêutron é formado por dois quarks down e um quark up.

Nenhum comentário:

Postar um comentário