Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Leituras do Blog

Força de coesão e força de adesão

Borges e Nicolau
Ao analisarmos o fenômeno da tensão superficial, falamos em força de coesão que é a força de atração entre moléculas de uma mesma substância. A força de atração entre moléculas de diferentes substâncias é chamada força de adesão.


Capilaridade

Um tubo de pequeno diâmetro (tubo capilar) e aberto nas extremidades é colocado verticalmente num recipiente contendo um líquido. Duas situações podem ser observadas:


1ª) O líquido sobe no tubo capilar (ascensão de capilaridade)

2ª) O líquido desce no tubo capilar (depressão de capilaridade).


Clique para ampliar

A propriedade que um líquido possui de subir ou descer num tubo de pequeno diâmetro é denominada capilaridade.

A primeira situação ocorre, por exemplo, no caso em que o líquido é a água e o tubo capilar é de vidro. É explicada pelo fato de a força de adesão entre as moléculas do vidro e da água ser maior do que a força de coesão entre as moléculas de água. Assim, a água adere ao tubo de vidro (a água molha o vidro), formando pequena película de curvatura côncava. Esta película, em virtude da tensão superficial, suporta a parte de água do tubo que fica acima do nível existente no recipiente.

Quanto mais fino for o tubo mais acentuado é o efeito.

A segunda situação ocorre, por exemplo, no caso em que o líquido é o mercúrio e o tubo capilar é de vidro. É explicada pelo fato de a força de adesão entre as moléculas do vidro e da água ser menor do que a força de coesão entre as moléculas de água. Assim, o mercúrio não adere ao tubo de vidro (o mercúrio não molha o vidro), formando pequena película de curvatura convexa. Esta película, em virtude da tensão superficial, é responsável pelo fato de o líquido descer no tubo.

A capilaridade explica muitos fenômenos que observamos cotidianamente. Por exemplo, a seiva bruta desloca-se pelos microscópicos vasos lenhosos das plantas, desde as raízes até as folhas, por capilaridade. Por esse processo a água atinge o topo das árvores, mesmo sendo muito altas, como as sequóias.

Sequoia sempervirens. Saiba mais aqui

Também é possivel observar o fenômeno da capilaridade colocando o caule de uma flor branca dentro de um recipiente com água na qual foi dissolvido um corante. As pétalas da flor ficam coloridas por capilaridade.

Se você colocar a ponta de um guardanapo de papel num recipiente com água, constatará que a água sobe pelos espaços existentes no guardanapo que funcionam como tubos capilares.

Para ver mais detalhes e novas experiências:

Clique aqui e aqui e aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário