Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Pense & Responda

Potência Elétrica

Borges e Nicolau

Verifique quais das proposições abaixo estão corretas:

I) Uma lâmpada incandescente tem as inscrições (60 W – 120 V). Sendo percorrida por uma corrente elétrica de intensidade 300 mA, a lâmpada apresentará um brilho superior ao normal.

II) Uma lâmpada incandescente tem as inscrições (60 W – 120 V). Para que a lâmpada tenha o mesmo desempenho, quando ligada a uma fonte de 220 V, deve-se associar à lâmpada um resistor de resistência R. A associação deve ser em série e R = 200 Ω.

III) Duas lâmpadas idênticas trazem as inscrições (60 W – 120 V). Ligando-as em série e submetendo-se a associação a uma tensão de 120 V, cada lâmpada passará a dissipar uma potência de 30 W.

Lembrete para a resolução:

Um resistor transforma toda a energia elétrica recebida de um circuito em energia térmica (calor). É usual dizer-se que o resistor dissipa a energia elétrica que recebe do circuito. Assim, a potência elétrica consumida por um resistor é dissipada.

A potencia elétrica é dada por:

P = U . i

Da lei de Ohm: U = R . i, vem:

P = R . i2


Sendo i = U/R, a potência elétrica dissipada pode, também, ser dada por:

P = U2/R



Nenhum comentário:

Postar um comentário