Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sábado, 26 de novembro de 2011

Especial de Sábado

Ganhadores do Premio Nobel de Física

Borges e Nicolau
x
1924
Karl Mane Georg Siegbahn, "pelas descobertas e pesquisas em Espectroscopia de Raios-X".

iKarl Mane Georg Siegbahn (1886-1978), físico sueco
x
Karl Manne Georg Siegbahn nasceu no dia 03 de dezembro de 1886, em Örebro, na Suécia, filho de um funcionário público, Nils Reinhold Georg Siegbahn e de uma dona de casa, Emma Sofia Mathilda Zetterberg.

Em 1906 entrou na Universidade de Lund onde obteve o doutorado em 1911. Voltado à pesquisa e ao ensino, em 1923 tornou-se professor de Física na Universidade de Uppsala e em 1937 foi nomeado professor de pesquisa de Física Experimental na Real Academia Sueca de Ciências. Foi também o primeiro diretor do Instituto Nobel de Física (1937-1964).

Os primeios trabalhos de Siegbahn nos anos compreendidos entre 1908 e 1912, tinham como foco problemas de eletricidade e magnetismo. De 1912 a 1937 suas pesquisas foram direcionadas à espectroscopia de raios-X, campo no qual distinguiu-se por apresentar inovações teóricas e práticas, tendo projetado e construído diversos aparelhos, entre os quais um spectroscópio a vácuo. Suas pesquisas e inventos propiciaram grande avanço no conhecimento das emissões de raios-X. Os trabalhos de Siegbahn estão relatados no livro de sua autoria, "Spektroskopie der Röntgenstrahlen", publicado em 1923 e traduzido para diversos idiomas e considerado um clássico da literatura no gênero.

Além do Nobel de 1924, também foi agraciado com a Hughes Medal em 1934 e a Rumford Medal, da Royal Society de Londres, em 1940. 

Siegbahn foi membro da Royal Society de Londres e de Edinburgo, da Academie des Sciences, Paris, e de várias outras academias. Morreu em Estocolmo.
 

Saiba mais. Clique aqui

Próximo Sábado: Ganhadores do Premio Nobel de 1925:

James Franck e Gustavo Ludwig Hertz, pelo estabelecimento das leis que atuam no impacto de elétrons sobre os átomos

Nenhum comentário:

Postar um comentário