Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sábado, 17 de março de 2012

Especial de Sábado

Ganhadores do Premio Nobel de Física

Borges e Nicolau
x
1944
Isidor Isaac Rabi, pelo método de ressonância para registro das propriedades magnéticas dos núcleos atômicos.

Isidor Isaac Rabi (1898-1988), físico estadunidense

Isidor Isaac Rabi foi professor de Física na Universidade de Colúmbia, de 1937 a 1967, onde realizou pesquisas sobre o método de ressonância para registro das propriedades magnéticas de núcleos atômicos.
 
Por seu trabalho pioneiro, sobre Ressonância Nuclear Magnética, Isidor Isaac Rabi foi distinguido, em 1944, com o premio Nobel de Física.
x
Ressonância Nuclear Magnética (RNM) (Fonte UnB-DF)

 No fenômeno da ressonância nuclear magnética (RNM), certos núcleos atômicos, os protóns em especial, colocados em um campo magnético, absorvem e reemitem ondas de rádio com frequências bem definidas. Descobriu-se que sinais de rádio emitidos por núcleos de átomos de hidrogênio em células sadias são diferentes daqueless emitidos por células cancerígenas. Por esse motivo, a tecnica da imagem por RMN tem-se tornado cada vez mais importante no diagnóstico de câncer. Para se obter a imagem, o paciente é colocado no interior de uma bobina que produz um campo magnético com intensidade da ordem de 0,4 tesla. Os núcleos atômicos dos átomos de hidrogênio do corpo do paciente são, então, excitados por ondas de rádio na faixa de MHz. Os núcleos reemitem as ondas, com características definidas pelo tipo de tecido, que são captadas por um conjunto de receptores. 
x
Saiba mais. Clique aqui e aqui

Próximo Sábado: Ganhador do Premio Nobel de 1945: 
Wolfgang Pauli pelo descobrimento do princípio da exclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário