Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sábado, 20 de outubro de 2012

Enem 2012

Olá pessoal. Hoje continuamos com questões especialmente preparados para ajudá-lo a enfrentar o desafio do Enem. Leiam atentamente os enunciados e refaçam os exercícios antes de consultar as soluções. Sucesso é o que desejamos para vocês!

Borges e Nicolau

Velocímetro e Radar

Exercício 1

Dois amigos possuem carros de mesma marca e modelo. A única diferença está no diâmetro dos pneus. Um deles colocou pneus de diâmetro menor do que o original enquanto que o outro optou por pneus de diâmetro maior. A velocidade máxima permitida em uma avenida, onde os carros estavam transitando, é de 50 km/h. Os dois passaram por um radar e os velocímetros de seu carros indicavam, justamente, a velocidade de 50 km/h. Entretanto, para um deles o radar registrou velocidade maior do que 50 km/h e o multou. Você sabe quem foi multado?

a) Foi multado o que colocou pneus de diâmetro menor.
b) Foi multado o que colocou pneus de diâmetro maior.
c) Os dois foram multados.
d) Os dois não foram multados pois o radar registrou velocidades menores

do que 50 km/h.
e) Os dois não foram multados pois o radar registra exatamente o que marca o velocímetro.

Resolução: clique aqui

Resistores em série

Exercício 2

O professor de Física do terceiro ano do ensino médio, após apresentar as propriedades da associação em série de resistores, levou seus alunos ao laboratório e analisou na prática as propriedades anteriormente estudadas. O circuito era constituído de duas lâmpadas de lanternas para 1,5 V cada e duas pilhas novas comuns de 1,5 V, um porta pilhas e fios de cobre para ligação.



Repentinamente a lâmpada L2 queima, isto é, seu filamento se rompe. O professor aproveita o fato de L2 queimar e pergunta aos alunos, quais são, nestas condições, as tensões elétricas entre os terminais A e B e entre C e D, respectivamente. Se você fosse aluno da classe que alternativa escolheria para estas tensões?

a) 3,0 V e 3,0 V;
b) 3,0 V e zero;
c) zero e zero;
d) zero e 3,0 V;
e) zero e 1,5 V.

Resolução: clique aqui


Tração no fio

Exercício 3

Um bloco de ferro de volume 10 cm
3 está ligado por um fio ideal a um balão contendo gás hélio. O bloco está totalmente imerso num recipiente com água. O sistema encontra-se em equilíbrio.

Dados:
densidade do ferro 7,9 g/cm
3
densidade da água 1,0 g/cm
3
aceleração da gravidade 10 m/s
2


Desprezando-se o peso do balão, pode-se afirmar que a intensidade da força de tração no fio é igual a:

a) 7,9 N
b) 6,9 N
c) 0,79 N
d) 0,69 N
e) 0,59 N

Resolução: clique aqui


Chave seletora

Exercício 4
 

Na figura representamos a "resistência elétrica" de um chuveiro elétrico. Entre os terminais A e B é mantida uma tensão constante U. A chave seletora do chuveiro pode estar em duas posições: "verão" ou "inverno". Quando a chave está numa das posições a "resistência" toda, isto é, de A até B, é percorrida por corrente elétrica. Com a chave na outra posição, os pontos A e C são colocados em curto-circuito e o trecho da "resistência" percorrido por corrente elétrica é o de C até B.

Considere as proposições:


I) Quando a chave estiver na posição "verão" a "resistência" toda (de A até B) é percorrida por corrente elétrica.
II) Quando a chave estiver na posição "inverno" a "resistência" toda (de A até B) é percorrida por corrente elétrica.
III) Quando a chave estiver na posição "verão" os pontos A e C são colocados em curto-circuito e o trecho da "resistência" percorrido por corrente elétrica é o de C até B.
IV) Quando a chave estiver na posição "inverno" os pontos A e C são colocados em curto-circuito e o trecho da “resistência” percorrido por corrente elétrica é o de C até B.



Tem-se:
a) Somente a proposição I) está correta;
b) Somente a proposição II) está correta;
c) Somente as proposições I) e II) estão corretas;
d) Somente as proposições III) e IV) estão corretas;
e) Somente as proposições I) e IV) estão corretas;

Resolução: clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário