Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 27 de janeiro de 2013

Arte do Blog

Canny-Glasgow-1887
x
John Atkinson Grimshaw

John Atkinson Grimshaw nasceu no dia 6 de setembro de 1836, em Leeds, na Inglaterra. Sem ter formação acadêmica, era autodidata, tornou-se pintor, optando por colocar nas telas instantâneos da era vitoriana. Grimshaw ganhou reputação como artista pintando paisagens e cenas noturnas de cidades.

Evening, Knostrop Old Hall
x
Grimshaw começou a pintar enquanto trabalhava como balconista para a Great Northern Railway, tendo encontrado forte oposição de seus pais, mas após seu casamento, em 1858, com uma prima de TS Cooper, ele foi capaz de dedicar-se integralmente à pintura.

Blea Tarn at First Light, Langdale Pikes in the Distance
x
As primeiras exposições aconteceram em Leeds, em 1860. Em 1870 ele tinha obtido sucesso financeiro suficiente para alugar uma mansão do século 17, fato ocorrido após a morte de três de seus filhos em sua casa em Leeds. Ele chamou a mansão de Castelo do Mar, ela ficava no alto de uma falésia com vistas magníficas das baías do norte e do sul. A mudança para o litoral inspirou grande parte do trabalho mais marcante do artista, ao longo de sua carreira ele sempre foi atraído por navios, pelo mar e pelas docas, na verdade por todas as coisas do universo marítimo.

Reflections on the Thames, Westminster, 1880
x
Alguns artistas do período de Grimshaw, como Vincent Van Gogh e Smetham James, deixaram cartas e documentos registrando seu trabalho e vida. Grimshaw nada deixou, estudiosos e críticos têm pouco material para traçar um perfil de sua vida e carreira. John Atkinson Grimshaw morreu 13 de outubro de 1893, e está sepultado no Woodhouse Hill Cemetery, Hunslet, Leeds.

Battersea Bridge by moonlight
 
Na segunda metade do século 20 houve um ressurgimento do interesse no trabalho de Grimshaw, com várias importantes exposições dedicadas a ele. Uma exposição retrospectiva "Atkinson Grimshaw - Pintor do Luar" aconteceu entre 16 de abril e 4 de setembro de 2011 na Mercer Galeria de Arte em Harrogate e, posteriormente, na Galeria de Arte Guildhall, em Londres.

Saiba mais aqui e aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário