Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Mecânica dos fluidos

Hidrodinâmica - Segunda aula

Exercícios sobre a Equação da Continuidade

Prof. Paulo Cesar M. Penteado
 
Exercícios propostos
 

Exercício 1:
(UFSM-RS)
Um líquido incompressível escoa através de uma mangueira cilíndrica de raio r e enche um recipiente de volume V em um intervalo de tempo Δt. A velocidade média de escoamento do líquido é:

a) V/r.
Δt             b) V/2.π.r.Δt              c) V/π.r2.Δt 

d) V.π.r2.Δt         e) V/π.r2t 

Resolução: clique aqui

Exercício 2:

Uma mangueira, com diâmetro interno de 8,0 cm, é usada para encher uma piscina circular com diâmetro de 2,4 m. A água flui através da mangueira com uma velocidade média de 0,5 m/s. Por quanto tempo essa mangueira deverá ser usada até a água na piscina atingir a profundidade de 0,6 m?

Resolução:
clique aqui

Exercício 3:

(UFPA) Considere duas regiões distintas do leito de um rio: uma larga A, com 200,0 m2 de área na secção transversal, onde a velocidade média da água é de 1,0 m/s; outra estreita B, com 40,0 m2 de área na secção transversal.
Calcule:
a) a vazão volumétrica do rio, em
m3/s;
b) a velocidade média da água do rio, em m/s, na região estreita B.
 

Resolução: clique aqui

Exercício 4:

A figura abaixo mostra dois riachos, A e B, que se unem para formar um rio. O riacho A tem largura de 2,0 m, profundidade 0,50 m e a água flui com velocidade de 4,0 m/s. O riacho B tem largura 3,0 m, profundidade 1,0 m e, nesse riacho, a água flui a 2,0 m/s. Determine a profundidade do rio, sabendo-se que sua largura é de 5,0 m e que a velocidade de suas águas é de 2,5 m/s.


Resolução: clique aqui

Exercício 5:

Uma mangueira de jardim tem diâmetro interno de 1,8 cm e está ligada a um irrigador que consiste apenas de um recipiente com 24 orifícios, cada um com diâmetro de 0,12 cm. Se a velocidade da água na mangueira é de 0,90 m/s, qual sua velocidade ao sair dos orifícios?
 

Resolução: clique aqui

4 comentários:

  1. Em uma caixa d'água de 1000 L, de forma cilíndrica, com 1,0 m de altura e diâmetro de 1,2 m, o nível d'água é mantido constante, com profundidade de 0,9 m. No fundo do tanque, existe um orifício circular, sem contração, de diâmetro igual a 2 cm, descarregando água na forma de um jato livre. Se o coeficiente de descarga do orifício vale 0,61 e a intensidade da aceleração gravitacional vale 9,8 m/s2, a vazão que passa pelo orifício, em L/s, é: pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  2. Em uma caixa d'água de 1000 L, de forma cilíndrica, com 1,0 m de altura e diâmetro de 1,2 m, o nível d'água é mantido constante, com profundidade de 0,9 m. No fundo do tanque, existe um orifício circular, sem contração, de diâmetro igual a 2 cm, descarregando água na forma de um jato livre. Se o coeficiente de descarga do orifício vale 0,61 e a intensidade da aceleração gravitacional vale 9,8 m/s2, a vazão que passa pelo orifício, em L/s, é: pode me ajudar

    ResponderExcluir
  3. Qual é a resposta de exemplo 1

    ResponderExcluir