Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Especial de Sábado

Ganhadores do Premio Nobel de Física

Borges e Nicolau
x
1990
Jerome I. Friedman, Henry W. Kendall e Richard E. Taylor pelas investigações pioneiras referentes ao espalhamento inelástico de elétrons sobre prótons e sobre ligações de nêutrons que foram essenciais para o desenvolvimento do modelo dos quarks na Física de partículas.

Jerome Isaac Friedman (1930) e Henry Way Kendall (1926-1999), físicos estadunidenses. 
Richard Edward Taylor, (1929), físico canadense.

Friedman, Kendall e Taylor realizaram experimentos que foram essenciais para confirmar que os prótons e os nêutrons são feitos de partículas ainda menores. Esta descoberta foi essencial para o desenvolvimento do modelo dos quarks na Física das partículas.
O modelo dos quarks, proposto por Murray Gell-Mann estabelece a existência de três tipos de quarks, indicados pelas letras u (de up), d (de down) e s (de strange).

Os quarks apresentam cargas elétricas fracionárias em relação à carga elementar e (e/3 ou 2e/3), positiva ou negativa. Este modelo expandiu-se com a inclusão de mais três tipos de quarks: o c (de charmed), o b (de botton) e o t (de top) e seus antiquarks. A tabela resume todos os tipos de quarks com seus respectivos símbolos e cargas elétricas.


Próximo Sábado: Ganhador do Premio Nobel de 1991: 
Pierre-Gilles de Gennes - pelos seus estudos em cristais líquidos e polímeros.

Um comentário: