Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sábado, 23 de março de 2013

Especial de Sábado

Ganhadores do Premio Nobel de Física

Borges e Nicolau
x
1997
Steven Chu, Claude Cohen-Tannoudji e William D. Phillips pelo desenvolvimento de método para esfriar e fixar átomos com laser de luz.

Steven Chu (1948), físico estadunidense; Claude Cohen-Tannoudji (1933), físico francês; e William D. Phillips (1948), físico estadunidense

O Premio Nobel de Física de 1997 foi atribuído conjuntamente a Steven Chu, Claude Cohen-Tannoudji e William D. Phillips.

À temperatura ambiente, os átomos e as moléculas de ar movimentam-se em direções diferentes a uma velocidade próxima de 4000 km/h. É difícil estudar estes átomos e moléculas porque eles desaparecem muito rapidamente. Ao reduzir a temperatura pode-se reduzir a velocidade, mas o problema é que, quando os gases são arrefecidos eles condensam tornando-se líquidos e, em seguida, congelam para uma forma sólida. Nos líquidos e sólidos o estudo torna-se mais difícil pelo fato de átomos e moléculas estarem muito próximos uns dos outros. Se, no entanto, o processo tem lugar no vácuo a densidade pode ser mantida suficientemente baixa para evitar condensação e congelamento. No entanto, mesmo a uma temperatura tão baixa como -270 °C as velocidades continuam altas, em torno de 400 km/h. Quando a temperatura se aproxima do zero absoluto (-273 °C), a queda de velocidade se acentua radicalmente. Ao atingir um milionésimo de grau a partir deste ponto (denominado 1 μK, microkelvin), os átomos de hidrogênio livres movem-se a uma velocidade de menos de 1 km/h (= 25 cm/s).

Steven Chu, Claude Cohen-Tannoudji, e William D. Phillips desenvolveram métodos para resfriar gases para a faixa de temperatura de 1 μK e assim manter os átomos resfriados flutuando ou capturados em diferentes tipos de "armadilhas de átomos", a partir do uso de lasers de luz. Por esse trabalho receberam o Premio Nobel de Física de 1997. 

Saiba mais. Clique aqui 

Próximo Sábado: Ganhadores do Premio Nobel de 1998:

Robert B. Laughlin, Horst L. Störmer e Daniel C. Tsui pelas descoberta de uma nova forma de fluido quântico com exitabilidade fracionada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário