Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Leituras do Blog

Conhecendo Albert Einstein

Albert Einstein nasceu na cidade de Ulm, na Alemanha, no dia 14 de março de 1879, mas passou sua infância em Munique. Segundo seus próprios relatos, foi uma pequena bússola que recebeu de presente de seu pai, aos 5 anos, que o fascinou e abriu seu espírito para os fenômenos da natureza.


Casa de Einstein em Berna, Suiça

Em 1901, naturalizou-se suíço. No fim de janeiro de 1902, Einstein se mudou para Berna. Enquanto aguardava a nomeação para o escritório de patentes, Einstein dava aulas particulares. Anúncio publicado num jornal local: “Aulas particulares de matemática e física [...] ministradas por Albert Einstein professor diplomado pela Politécnica federal. [...] Aula experimental grátis”.

Albert Einstein e Mileva Mariac

Em 3 de janeiro de 1903 Albert Einstein casou-se com Mileva Mariac’. 
O Conselho suíço o elegeu oficialmente como Especialista Técnico de Classe 3 do Escritório Federal de Propriedade Intelectual, em junho de 1903.

Torre do Relógio

O escritório situava-se nas proximidades da famosa Torre do Relógio.
Em 1905, com apenas 26 anos, apresentou vários trabalhos que viriam a ampliar as bases da Física. Em 17 de junho de 1907, Einstein candidatou-se ao cargo de livre docente da Universidade de Berna, sendo admitido em 28 de fevereiro de 1908. Em 1909 foi convidado par lecionar na Universidade de Zurique. No mesmo ano pediu demissão da repartição de patentes.

Em 1921 foi distinguido com o premio Nobel de Física, pela explicação do efeito fotoelétrico e não pela teoria da Relatividade. 

Einstein no Brasil

No período de maio a junho de 1925, Einstein realizou uma viagem à América do Sul. Visitou as cidades do Rio de Janeiro, Montevidéu e Buenos Aires. E, na volta, de novo na cidade do Rio de Janeiro onde proferiu duas conferências.

Em 1933 mudou-se para os Estados Unidos, tendo obtido em 1940 a cidadania norte-americana. Albert Einstein trabalhou até o fim da vida no Instituto de Estudos Avançados de Princeton, Nova Jersey, cidade onde faleceu em 18 de abril de 1955.

Fontes:
Einstein, sua vida, seu universo de Walter Isaacson.
Explicando a Teoria da Relatividade de Ronaldo Rogério de Freitas Mourão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário