Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Arte do Blog

Russia1

Liubov Popova
  
Liubov Popova nasceu em Ivanovskoe, perto de Moscou, em 24 de abril de 1889. De família abastada e culta, Popova cresceu manifestando profundo interesse pela arte, especialmente pela pintura do Renascimento Italiano. Aos onze anos começou a assistir a aulas formais de arte na sua residência, e por volta dos dezoito estudou conjuntamente com Stanislav Zhukovsky. Em 1908 foi admitida nos estúdios privados de Konstantin Yuon e Ivan O. Dudin.

 Painterly Architectonic 1918

Popova viajou frequentemente de modo a descobrir e aprender através de diversos estilos de pintura, mas interessar-se-ia sobretudo pelos icones antigos Russos, pelas pinturas de Giotto, e pelas obras dos pintores Italianos dos séculos XV e XVI. Em 1909 viajou até Kiev e no ano seguinte a Pskov e Novgordo. Em 1911 visitou outras cidades russas, incluindo São Petersburgo, de modo a aprofundar o conhecimento sobre os ícones.

Artistic Architectonics 1916

Em 1916 começou a pintar composições suprematistas completamente abstratas, mas o título Arquiteturas pintáveis (que deu a muitas das suas pinturas) sugere que, mesmo enquadrada no suprematismo, Popova estaria mais interessada na pintura como projeção da realidade material do que como expressão pessoal de uma realidade metafísica. Em 1918 casou-se com o hostoriador de arte Boris von Eding, do qual teve um filho. Von Eding morreria no ano seguinte com febre tifóide. Popova também adoeceu gravemente, mas sobreviveu.
 
Painterly Architectonics with Yellow Board 1916

Entre 1921 e 1924, Popova envolve-se por inteiro em projetos construtivistas, por vezes em colaboração com Varvara Stepanova, o arquiteto Alexander Vesnin e Aleksandr Rodchenko. Produziu vários projetos cenográficos, entre os quais a encenação de Vsevolod Meyerhold para 'The Magnanamous Cuckold de Fernand Crommelynck. As suas Construções de Força Espacial foram usadas como base para a sua teoria de ensino artístico na escola Vkhutemas. Desenhou ainda tipografia para livros, arte industrial e têxtil, contribuindo ainda com desenhos para o jornal LEF. 

Liubov Popova morreu em Moscou, em 25 de Maio de 1924.

Textile design 1924


 Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário