Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sábado, 28 de março de 2015

Especial de Sábado

Efeitos estudados em Física e seus descobridores

Efeito Joule

Borges e Nicolau


James Prescott Joule (1818-1889), físico inglês. Estabeleceu a equivalência entre trabalho mecânico e calor. Estudou as propriedades termodinâmicas dos gases e o efeito térmico da corrente elétrica, conhecido também como EFEITO JOULE.

Este efeito consiste no aquecimento de um condutor quando percorrido por corrente elétrica. Os elétrons livres, que constituem a corrente elétrica, colidem com os átomos do condutor. Em virtude das colisões os átomos passam a vibrar mais intensamente e, em conseqüência, ocorre elevação da temperatura.

O efeito Joule representa um inconveniente nas máquinas elétricas, que se aquecem durante o funcionamento, e nas linhas de transmissão, devido a perda de energia elétrica que ocorre neste processo. No entanto, a transformação de energia elétrica em energia térmica é exatamente o que se deseja nos aquecedores elétricos, como, por exemplo, o ferro de passar roupas, o ferro de soldar, as lâmpadas incandescentes e os chuveiros elétricos. (Fonte: Os fundamentos da Física, Volume 3, Editora Moderna)

Saiba mais clique aqui e aqui

No próximo sábado: Efeito Magnus

Nenhum comentário:

Postar um comentário