Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 26 de abril de 2015

Arte do Blog

At the Café - 1909

Marianne von Werefkin
  
Marianna Wladimirowna Werefkina nasceu em 29 de agosto de 1860, na cidade russa de Tula. Originária da antiga nobreza russa, foi educada de acordo com os padrões ocidentais. Os talentos artísticos da moça foram reconhecidos cedo e incentivados. Ela teve as primeiras aulas de desenho com a idade de quatorze anos. Quando sua família mudou-se para São Petersburgo, em 1886, Marianne von Werefkin continuou seus estudos com aulas particulares. Durante uma caçada, em 1888, ela disparou acidentalmente em sua mão direita que ficou aleijada e demandou um longo período de recuperação.

 At the Fountain - 1908

Ao praticar persistentemente ela conseguiu utilizar novamente os instrumentos de desenho e pintura com a mão direita. Seus trabalhos evoluíram tanto que as pinturas realistas lhe deram imensa reputação. Ela passou a ser conhecida como a "Rembrandt russa". Em 1891 ela conheceu Alexej von Jawlensky, com quem foi a Munique cinco anos depois. Ela colocou de lado seu próprio trabalho e deu início a um ateliê que logo se tornou o centro de intensa troca artística. Marianna também fundou o "Lukasbruderschaft", do qual também Kandinsky era membro.

Self-Portrait I - circa 1910

A união com Jawlensky não ia bem e a crise culminou com o nascimento de seu filho, em 1902. Marianne ficou depressiva e para se recuperar fez longas viagens pela França. Ela começou a pintar novamente em 1906. Ela e Jawlensky passaram vários períodos de trabalho com Kandinsky e Münter após a sua descoberta da pitoresca cidade de Murnau, em 1908. 
 
 The Night Shift - 1924-1925

Eles formaram um novo grupo: o "Neue Künstlervereinigung München". Quando Wassily Kandinsky e Franz Marc se distanciaram desse grupo e formaram a "Blauer Reiter", Werefkin se juntou a eles, em 1913. O casal se mudou para a Suíça em 1914. Outro movimento em 1919 os levou o a Ascona onde ela se juntou ao grupo artista "Großer Bär". Marianna e Jawlensky se separaram dois anos depois. 

Marianne von Werefkin morreu em Ascona, em 06 de fevereiro de 1938.


Skaters - circa 1911

 Clique aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário