Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Leituras do Blog

Artigo publicado em dezembro de 2015 na revista “Expressão Livre” da cidade de São Sebastião do Paraíso (Minas Gerais).

Fim de ano: época de formaturas

Prof. Nicolau Gilberto Ferraro
Enfim, depois de três anos de Ensino Médio, muitos estudos, provas, testes envolvendo todas as disciplinas, simulados – e entre eles o do ENEM, realizado em dois dias consecutivos –, eis que chegou o dia tão almejado: o da colação de grau. Os jovens formandos praticamente encerram a adolescência e agora ingressam na vida adulta, plena de maiores responsabilidades. As incertezas quanto ao futuro são grandes...

No dia da formatura, o auditório está convenientemente preparado para a realização da solenidade. À noite, pais, convidados, funcionários, professores e o diretor, comparecem jubilosos ao local.

O mestre de cerimônias convida os homenageados, o paraninfo, a secretária, a coordenadora e o diretor a comporem a mesa especialmente preparada e em posição de destaque no palco. A seguir, entram os alunos que passam a ocupar os lugares previamente reservados. As meninas, lindamente vestidas, e os meninos, elegantes em terno e gravata, inundam o ambiente com jovialidade e beleza, próprios da idade.

Todos os presentes são convidados a ficar de pé e, voltados para a bandeira do Brasil, acompanham a execução do Hino Nacional.


Iniciam-se os discursos. Falam o orador da turma e o paraninfo.

Alunos são chamados para prestarem homenagens a professores e pais. A seguir, são projetados vídeos dos estudantes em atividades da escola.

No encerramento, após a entrega dos diplomas, o diretor é convidado a discursar. Começa relembrando a complexidade do mundo em que vivemos, onde impera o medo: medo dos políticos, de assaltos, de doenças e da dependência da saúde pública; medo de se utilizar inadequadamente um GPS com entrada em locais perigosos... Realça, sobretudo, um novo tipo de medo que se traduz na insegurança e na incerteza diante de um futuro imprevisível que projeta um progresso inexorável e avassalador.

Enfatiza, entretanto, que graças à educação familiar, complementada pela educação escolar, todos estão preparados para a vida e para enfrentar os mais diversos desafios, inclusive o angustiante vestibular. Ressalta que o medo deve ser substituído simplesmente por cautela, necessária à sobrevivência nesse planeta tão competitivo e segmentado. Por outro lado, destaca o maravilhoso mundo tecnológico atual e o que ainda está por vir e faz uma análise do desenvolvimento científico que o homem viveu e viverá.

O diretor, também professor de Física, faz um histórico do avanço das comunicações ao longo dos séculos. Começa dizendo que no passado os contatos eram feitos por mensageiros. Pombos correio também eram utilizados para transportar mensagens. O surgimento dos correios possibilitou a comunicação escrita. A utilização de telegramas teve grande importância...

- O uso da eletricidade foi fundamental na forma de transmitir e receber informações. Com a invenção do telégrafo e a utilização do Código Morse, proposto na década de 1830, pela primeira vez uma informação podia ser transmitida instantaneamente entre locais longínquos.

- As linhas telegráficas rapidamente se espalharam por todos os lugares. No Brasil, em 1854, uma linha telegráfica passou a ligar o Palácio São Cristóvão, na Quinta da Boa Vista, residência oficial do Imperador, à sede do Ministério da Guerra, no Rio de Janeiro.

- O uso de ondas de rádio em comunicação a longa distância deveu-se ao italiano Guglielmo Marconi. Nascia, de fato, com o rádio, as telecomunicações…


- A invenção do telefone, é geralmente atribuída ao escocês Alexander Graham Bell. Com o grande uso de telefones, principalmente na primeira metade do século XX, o telégrafo foi dando lugar a essa nova modalidade de interação.

- Diversos cientistas e pesquisadores empenharam-se na construção de aparelhos que transmitissem imagens por meio de ondas eletromagnéticas. Em 1928, o escocês John Logie Baird fez entre Londres e Nova York a primeira transmissão transatlântica de televisão. O russo Vladimir Zworykin, foi o primeiro a patentear um televisor de tubo de raios catódicos.

- Já no início do anos 1980, entramos na era dos computadores. A miniaturização de componentes eletrônicos e mecânicos, permitiu a implementação de equipamentos de mesa como os PCs e os tablets.

- A interligação de redes de computadores, conectando bilhões de usuários, empresas e instituições, fez nascer a internet.


- A origem dos sistemas que operam a telefonia móvel data da segunda metade do século XX. Atualmente, os telefones celulares executam uma infinidade de funções, não ligadas necessariamente às comunicações.

- Com o avanço tecnológico, muitos aparelhos, como ipad, ipod e iphone, fazem parte de nosso cotidiano.

- Vocês conseguiriam imaginar como será o mundo das comunicações daqui a 20 anos? Vamos acreditar que será um mundo muito melhor...

- Espero que vocês – jovens formandos – se tornem elementos atuantes nesse contexto dinâmico que só nos últimos 50 anos trouxe modificações mais significativas que em tempos anteriores, quando apareceram os primeiros humanos sofre a face da Terra.

- Parabéns e felicidade a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário