Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 6 de março de 2016

Arte do Blog

Map - 1963

Jasper Johns

Jasper Johns nasceu em 15 de maio de 1930, em Augusta, Geórgia, EUA. Johns é um pintor norte-americano considerado dos mais importantes da pop art nos Estados Unidos. Após a separação de seus pais, Jonhs foi viver com seus tios e avós, em Allendale, na Carolina do Sul. Sobre esta fase da sua vida disse: "no sítio onde fui criança não havia artistas nem arte, assim eu não sabia o que isso queria dizer.

Untitled - 1984

Jaspers Johns estudou na Universidade da Carolina do Sul entre 1947 e 1948, e em 1949 mudou-se para Nova Iorque, ingressando numa escola de arte comercial, a Parsons School of Design. Em 1952 vai para o exército e é colocado em Sendai, no Japão, durante a Guerra da Coreia, onde fica até 1953. De volta a Nova Iorque, Johns conhece Robert Rauschenberg, Merce Cunningham, coreógrafo, Marcel Duchamp e John Cage, músico de vanguarda. Juntos aprofundam a cena da arte contemporânea, ao mesmo tempo que começam a seguir seus próprios caminhos na arte.
 
Untitled - 2000

Em 1955, Johns pinta o mais famoso e conhecido dos seus quadros, A Bandeira norte-americana. Além de quadros ele também trabalhou em entalhes, esculturas e litografias. Contrariamente a muitos outros artistas, Johns viu a sua obra reconhecida ainda novo. Em 1957, expõe coletivamente no Jewish Museum, onde conhece Leo Castelli; no ano seguinte, este organiza a sua primeira exposição individual, na galeria da qual era dono. Ainda em 1958, Johns expõe no pavilhão americano da Bienal de Veneza.

Flag (Moratorium) - 1969

Atualmente Jonhs continua produzindo, sendo sua obra muito valorizada no exigente mercado de arte. No ano de 1998, o Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, pagou cerca de 20 milhões de dólares pelo seu trabalho de 1955, A Bandeira Branca. Em 2006, um grupo de colecionadores privados adquiriu o quadro Falsa Partida, de 1959, por 80 milhões de dólares. Ele também fez uma participação especial no seriado Os Simpsons, como ele mesmo. Jasper Jonhs reside em Sharon, Connecticut, nos Estados Unidos.

Untitled - 1992

Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário