Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 19 de junho de 2016

Arte do Blog

From Michelangelo - 1978

Tano Festa

Tano Festa nasceu em 2 de novembro de 1938, em Roma, Itália. Estudou no Instituto de Arte de Roma e se formou em Artistic Photography, em 1957. Depois de numerosas exposições coletivas com artistas com Uncini, Angeli, Schifano e seu irmão Lo Savio, Festa, tendo apenas 23 anos, teve a sua primeira exposição individual na galeria La Salita de Roma, com curadoria de Cesare Vivaldi. 
 
Il peccato originale - 1966

Sua primeira produção artística concentrou-se no monocromático geométrico e na reelaboração dos objetos. Suas persianas, portas, janelas, armários e espelhos não eram objetos do cotidiano, mas objetos cuidadosamente reconstruídos, velados com a cor e, portanto, privados de seu sentido mais óbvio - eles viviam em um novo espaço de arte poética que já não era o espaço da vida diária. Testemunhas impassíveis e silenciosas de tudo o que os rodeava, tornaram-se ícones visuais e "objetos de contemplação".
 
Michelangelo according - 1967

Em 1962 Festa foi convidado a participar da exposição "O Novo Realismo" na Sidney Janis Gallery de Nova York. No ano seguinte, Francesco Lo Savio, seu irmão mais velho suicidou-se em um hotel em Marselha. Este trágico acontecimento mudou a abordagem da arte de Festa. Os objetos começaram a assumir uma valência metafísica, indo além dos limites da existência humana. Eles foram capazes de permanecer apesar do tempo dado a cada ser mortal e nos fazem sentir uma sensação de ambiguidade e desamparo em frente ao seu ser inorgânico e até mesmo uma sensação de mistério e impenetrabilidade em formas frias e escuras.
 
Al livello del mare - 1965

Festa, um pintor que se definiu "popular" em vez de "pop", inverteu o conceito americano da Escola de Nova York: (...) Nós vivemos em um país onde, em vez de consumir alimentos enlatados, consumimos a imagem de Mona Lisa em chocolates. (A partir do catálogo da exposição da galeria La Salita, 1967). Durante a sua estada em Nova York, Festa trabalhou na série Skies, que terminou na Itália e exibiu em 1966 na galeria Schwarz.
 
Tano Festa morreu em 9 de janeiro de 1988, em Roma, Itália.

Braque - 1981

Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário