Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Resolução de: "Desafiando o Raciocínio"

Caracteres chineses

(ENEM)
A linguagem utilizada pelos chineses há milhares de anos é repleta de símbolos, os ideogramas, que revelam parte da história desse povo. Os ideogramas primitivos são quase um desenho dos objetos representados. Naturalmente, esses desenhos alteraram-se com o tempo, como ilustra a seguinte evolução do ideograma



que significa cavalo e em que estão representados cabeça, cascos e cauda do animal.


Considerando o processo mencionado acima, escolha a sequência que poderia representar a evolução do ideograma chinês para a palavra luta.



Resolução:
  
De uma análise das alternativas notamos, no início de cada sequência, que apenas b) e c) podem representar a luta de duas pessoas. Mas na análise dos desenhos posteriores, de uma mesma linha, observamos que  a alternativa c) é a representação de um vaso. Por isso, a alternativa b) representa a evolução do ideograma chinês para a palavra luta.

Resposta: b

No site abaixo você encontra uma análise pormenorizada desta questão:

https://www.youtube.com/watch?v=TOGQhZfqBZo

  
Lâmpadas e interruptores

Três lâmpadas incandescentes estão instaladas em uma sala e os respectivos interruptores estão na sala vizinha. Você se encontra na sala dos interruptores e deve descobrir qual é o interruptor de cada lâmpada. Você somente pode uma vez ir à sala das lâmpadas. Apresente uma solução para descobrir qual é o interruptor de cada lâmpada. 

Resolução:

Ligue o interruptor de uma lâmpada por um pequeno intervalo de tempo e ligue o outro interruptor. Dirija-se a seguir à sala das lâmpadas. O interruptor ligado é o da lâmpada acesa. Coloque, em seguida, as mãos nas lâmpadas restantes. Você notará que uma está mais quente do que a outra. O interruptor que você ligou e desligou, depois de um pequeno intervalo de tempo, é o da lâmpada que ficou mais quente. Lembre que no enunciado está dito que as lâmpadas são incandescentes. O outro interruptor é o da lâmpada mais fria.

Estratégia

Mova apenas um palito e mude a igualdade abaixo


Resolução:


Palitos

Um garfo é feito com 4 palitos e está virado para cima.




Movendo apenas 2 palitos vire o garfo para baixo.


Resolução:
Partindo da situação indicada na figura A, mova o palito horizontal de modo que adquira a situação indicada na figura B. Desloque o palito que ficou livre, à direita, de modo que o garfo fique voltado para baixo (figura C).



Movendo apenas 2 palitos vire o garfo para baixo.


Qual é o número?

Considere as igualdades:

1111 = 0
0000 = 4
1382 = 2
2566 = 2
3570 = 1
5890 = 4
6677 = 2
8960 = 4
7777 = 0
8172 = 2

Qual é o numero associado a 3886?

Resolução:

Observando as igualdades dadas notamos que cada uma corresponde ao número de pequenos círculos que contém os números que a constituem. Assim, 1111 não contém nenhum circulo e corresponde a zero; 0000 contém 4 círculos e corresponde ao número 4 e assim por diante. Por isso, 3886 corresponde ao número 5 (cinco círculos: dois em cada número 8 e um no número 6): 3886 = 5


Quem é o campeão?

(ENEM)
Os alunos de uma escola organizaram um torneio individual de pingue-pongue nos horários dos recreios, disputado por 16 participantes, segundo o esquema abaixo:




Foram estabelecidas as seguintes regras:

– Em todos os jogos, o perdedor será eliminado;
– Ninguém poderá jogar duas vezes no mesmo dia;
– Como há cinco mesas, serão realizados, no máximo, 5 jogos por dia.

Com base nesses dados, é correto afirmar que o número mínimo de dias necessário para se chegar ao campeão do torneio é:

a) 8       b) 5       c) 6       d) 4       e) 7


Resolução:

Levando em conta as regras estabelecidas podemos estabelecer a seguinte sequência de jogos, para se obter o número mínimo de dias:

No primeiro dia serão realizados os jogos 1, 2, 3, 4 e 5
No segundo dia serão realizados os jogos 6, 7, 8, 9 e 10
No terceiro dia serão realizados os jogos 11, 12 e 13
No quarto dia será realizado o jogos 14
No quinto dia será realizado o jogo 15

Portanto, o número mínimo de dias necessários para se chegar ao campeão do torneio é igual a 5.

Resposta: b

Nenhum comentário:

Postar um comentário