Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 14 de agosto de 2016

Arte do Blog

Bread Sculpture - 1977

Grace Hartigan

Grace Hartigan nasceu em Newark, New Jersey, em 28 de março de 1922. Pintora expressionista abstrata, uma vez foi saudada como a artista líder de sua geração que mais tarde virou-se para o ensino e liderou uma escola de arte de destaque nacional em Baltimore.
 
Hollywood Interior - 1993

Grace Hartigan era autodidata e começou a pintar na década de 1940, quando o movimento expressionista abstrato liderado por Jackson Pollock e Willem de Kooning atingia seu auge. Desde a sua primeira exposição individual, em 1951, ela foi considerada uma artista importante e seus trabalhos foram vendidos rapidamente ao longo da década.
 
Dolls - 1976

O Museu de Arte Moderna comprou uma de suas pinturas, em 1953. Em 1957 a revista Life a chamou de "o mais célebre das jovens pintores americanos."
Depois de sair de Nova York para Baltimore ela começou uma longa descida no esquecimento da crítica. Nessa época ela passou a incluir figuras reconhecíveis em suas pinturas, o que foi visto como traição aos princípios do expressionismo abstrato.

Male Image - 1966

Após a morte de seu marido em 1981, Grace Hartigan mergulhou na bebida, mas em 1983 ela parou de beber e retomou sua dedicação à arte e ao ensino. Pintava quase todos os dias em seu estúdio em uma loja de departamentos convertida na seção de Fells Point, em Baltimore. Nesse contexto ela explorou novas experiências em gravura, pintura em aquarela e obras "pontilhistas", nas quais as imagens são formadas por uma massa de pequenos pontos. Ela pintou retratos e outras obras inspiradas por estrelas de Hollywood, mitologia clássica, motivos asiáticos e design do século 18. Legiões de estudantes e outros seguidores foram cativados pela formidável presença da Senhora Hartigan e por seus pronunciamentos em negrito, que eram frequentemente sobre seu lugar no mundo da arte. "Eu não escolhi a pintura", disse ela em 1993. "Ele me escolheu. Eu não tinha nenhum talento. Eu só tinha gênio."

Grace Hartigan morreu em 15 de novembro de 2008, em Baltimore, M.D.

The Dream - 1962

Clique aqui e aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário