Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 21 de agosto de 2016

Arte do Blog

Sacre du Printemps - 1975

Robert Motherwell

Robert Motherwell nasceu em 24 de janeiro de 1915, em Aberdeen, Washington, EUA. Ao lado de Jackson Pollock, Mark Rothko e Willem de Kooning, Robert Motherwell é considerado um dos grandes pintores americanos do expressionista abstrato. Motherwell foi um dos principais teóricos a defender a Escola de Nova York. 
 
America La France Variations V - 1983-1984

As amizades forjadas com os surrealistas europeus e outros intelectuais que tinham interesse em poesia e filosofia, serviram como um elo vital entre a avant-garde pré-guerra na Europa e o seu homólogo do pós-guerra, em Nova York, que institui o automatismo e a psicanálise como preocupações centrais da abstração americana. "Não é que o ato criativo e o ato crítico sejam simultâneos", disse Motherwell. "É mais como você deixar escapar alguma coisa e, em seguida, analisá-la.
 
Hermitage - 1975

Possuindo talvez a melhor e mais ampla educação formal de todos os pintores da New York School, Robert Motherwell foi bem versado em literatura, filosofia e tradições modernistas européias. Suas pinturas, gravuras e colagens apresentam formas simples, contrastes de cores ousadas e equilíbrio dinâmico entre pinceladas contidas e corajosamente gestuais. Elas refletem não apenas um diálogo com a história da arte, filosofia e arte contemporânea, mas também um compromisso sincero com conteúdo autobiográfico, eventos contemporâneos e as condições humanas essenciais da vida, a morte, a opressão e a revolução.

Music Collage - 1978

O artista moderno, de acordo com Motherwell, está constantemente em um estado de questionar sua existência e seu papel no mundo. "O problema do artista é com o que se identificar". "A classe média está se deteriorando e a entidade consciente da classe trabalhadora não existe." A própria criação da arte abstrata é apenas um meios de estabelecer uma ligação pessoal com o mundo. Ao contrário de muitos de seus amigos e contemporâneos do movimento expressionista abstrato, cujas vidas e carreiras brilharam por pouco tempo, Motherwell iria continuar a trabalhar de forma produtiva ao longo da vida. Ele passou seus últimos anos produzindo pinturas, gravuras, dando palestras e expandindo os temas que ocuparam a sua vida. 

Robert Motherwell morreu em 16 de julho de 1991, em Provincetown, Massachusetts, EUA.

Untitled - 1957

Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário