Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 11 de setembro de 2016

Arte do Blog

Colors for a Large Wall - 1951

Ellsworth Kelly

Ellsworth Kelly nasceu em 31 de maio de 1923, em Newburgh, Nova Iorque. Filho de Allan Howe Kelly e Florence Bithens Kelly, Ellsworth frequentou a escola pública, onde as aulas de arte contribuíram para que ele desenvolvesse sua "imaginação artística". Embora seus pais fossem relutantes em apoiar sua inclinação, um professor da escola incentivou-o a seguir adiante. Kelly estudou primeiro no Pratt Institute, no Brooklyn, de 1941 até o dia de Ano Novo de 1943, quando foi recrutado para combater na Segunda Guerra Mundial. Ele serviu com outros artistas e designers em uma unidade conhecida como The Ghost Army (o Exército Fantasma). Os soldados criaram tanques infláveis, caminhões e outros elementos de subterfúgio para enganar as forças do Eixo sobre a direção e disposição das forças aliadas.
 
Red Blue Green - 1963

Após o fim da guerra, Kelly estudou na Escola do Museu de Belas Artes de Boston e depois na Escola Nacional Superior de Belas Artes, em Paris, onde passou a viver em 1948. Lá ele conheceu os americanos John Cage e Merce Cunningham, experimentando-se na música e na dança, respectivamente; o artista francês surrealista Jean Arp e o escultor abstrato Constantin Brancusi, cuja simplificação das formas naturais tiveram um efeito duradouro sobre ele.
 
Red Diagonal - 2007

Kelly aproveitou sua permanência na Europa para conhecer as mais variadas formas de arte, não se restringindo à Paris. A aceitação de seu trabalho em Paris foi abaixo de sua expectativa, precisando procurar emprego como professor para se manter. Em 1954 retorna aos EUA, mas sua carreira será notada somente a partir de 1965, quando passa a receber convites para expor suas obras. Em 1973 teve a sua primeira retrospectiva americana, no Museu de Arte Moderna de Nova York; a segunda, em 1996, no Museu Solomon R. Guggenheim, tendo esta mostra viajado para Los Angeles, Londres e Munique. Sua primeira grande retrospectiva europeia ocorreu em 1979, no Stedelijk Museum em Amsterdã.

Black over Blue - 1963

Em reconhecimento por sua estreita relação com a França, Kelly recebeu três prêmios por parte do governo francês: Chevalier de l'Ordre des Arts et des Lettres (Ordem das Artes e das Letras) em 1988, Chevalier de la Légion d'Honneur (Ordem Nacional da Legião de Honra) em 1993 e Commandeur des Arts et des Lettres, em 2002. Em 2013 Kelly recebeu do presidente Barack Obama a ''Medalha Nacional das Artes'', considerada a maior honra dos EUA para a excelência artística.

Ellsworth Kelly morreu em 27 de dezembro de 2015, em Spencertown, Nova Iorque.

Cite - 1951

Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário