Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 13 de novembro de 2016

Arte do Blog

The Parachutists - 1944

William Baziotes
  
William Baziotes nasceu em 11 de junho de 1912, em Pittsburgh, Pensilvânia, EUA. Baziotes foi um pintor de Nova Iorque cuja obra misteriosa e lírica muitas vezes se baseou fortemente em matéria derivada do biomorfismo e da poesia simbolista. Ele fez parte do círculo dos pintores do expressionista abstrato e expôs com eles com frequência.
 
 Cyclops - 1947

Como seus pares, Baziotes estava profundamente comprometido com as formas abstratas, mas seu interesse foi além da pintura e diversificou-se, agregando outras fontes de inspiração e produzindo obras que evocavam humores particulares, ou estados de sonho - relacionadas mais com o surrealismo europeu do que com o expressionismo abstrato. Esta dualidade foi descrita como "abstração biomórfica" e influenciou artistas como Mark Rothko.
 
Watercolor3 - 1958

Baziotes foi um dos poucos artistas do expressionista abstrato que permaneceu comprometido com a figura. No início da carreira ele trabalhou com explorações surrealistas, mas seguiu adiante criando imagens primitivas e estranhas, que parecem ter sido retiradas da escuridão do subconsciente. Seus trabalhos neste sentido foram descritos como "abstração biomórfica" por causa do uso de formas orgânicas e outros elementos figurativos não facilmente identificáveis.

The Stage - 1944

Ao contrário de seus pares do expressionista abstrato, Baziotes produziu  composições estruturadas, quase do tipo grade, influenciadas pelo cubismo e por seu trabalho com vitrais. No entanto, em conjunto com a estrutura subjacente, Baziotes sentiu que a arte deve evocar emoções e estados de espírito através da cor, forma e aplicação da tinta. Assim, muitas de suas obras têm elementos líricos ou poéticos.

William Baziotes morreu em 6 de junho de 1963, em Nova Iorque, EUA.

Beach Shadows - 1947

Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário