Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Arte do Blog

Hoje apresentamos um pintor francês, Gustave Caillebotte, considerado por muitos como o pai do impressionismo. embora suas obras tenham características da Escola do Realismo.  

Boats on the Seine at Argenteuil

Gustave Caillebott

Gustave Caillebotte nasceu em 19 de agosto de 1848 em uma família parisiense de classe alta. Seu pai, Martial Caillebotte (1799-1874), foi o herdeiro da empresa têxtil da família e também foi juiz do Tribunal de Comércio de Seine. Martial Caillebotte ficou viúvo duas vezes antes de se casar com a mãe de Gustave, Celeste Daufresne (1819-1878), que teve mais dois filhos depois dele, René (1851-1876) e Martial (1853-1910). Por volta de 1860 a família Caillebotte começou a passar os verões em Yerres, cidade às margens do rio Yerres, cerca de 12 quilômetros ao sul de Paris. Foi nessa época que Gustave Caillebotte começou a desenhar e pintar.


Le Pont del'Europe
B
Caillebotte formou-se em Direito em 1868 e obteve licença para advogar em 1870. Pouco tempo depois ele foi convocado para lutar na guerra franco-prussiana e serviu no Garde Nationale Móvel de la Seine. Após a guerra, Caillebotte passou a visitar o estúdio do pintor Léon Bonnat, onde começou a estudar pintura seriamente. Em 1873 entrou na École des Beaux-Arts, mas não passar muito tempo lá. Ele herdou a fortuna de seu pai em 1874 e os três irmãos dividiram a fortuna da família após a morte de sua mãe, em 1878.

The Orangem Trees

Ainda em 1874 Caillebotte conheceu e fez amizade com vários artistas não acadêmicos, como Edgar Degas e Giuseppe de Nittis que participaram da primeira exposição impressionista de 1874. O estilo de Caillebotte pertence à Escola do Realismo, mas foi fortemente influenciado por seus colegas impressionistas. Em comum com os seus precursores, Jean-François Millet e Gustave Courbet, assim seu contemporâneo Degas, Caillebotte teve como objetivo pintar a realidade como ela existia e como ele viu, na esperança de reduzir a teatralidade inerente da pintura.

Canotiers ramant sur l'Yerres
 v
A carreira de pintor de Caillebotte diminuiu drasticamente em 1890, quando ele parou de fazer grandes telas. Caillebotte morreu de congestão pulmonar enquanto trabalhava em seu jardim em Petit-Gennevilliers, em 1894, aos 45 anos. Gustave Caillebotte foi enterrado no cemitério de Père-Lachaise, em Paris.

The Diver

Clique aqui para saber mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário