Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Desafio de Mestre

Recebemos do professor Ricardo Helou Doca, autor dos Tópicos de Física o exercício abaixo, que compartilhamos com nossos seguidores. Na próxima semana apresentaremos a solução.

Borges e Nicolau

O jamaicano Usain Bolt é mesmo um fenômeno!

Ele detém vários recordes mundiais, rivalizando-se com os maiores medalhistas de todos os tempos. No atletismo, é especialista em provas como os 100 e 200 metros rasos, além do revezamento 4 x 100 m por equipes.

Na Olimpíada do Rio de Janeiro – Rio 2016 – ele viveu outro momento de glória, agregando às suas conquistas mais três medalhas de ouro.



Na prova de revezamento 4 x 100 m, com Bolt correndo os últimos 100,0 m, a equipe jamaicana ganhou a medalha de ouro na Rio 2016.

Admita que nos 100,0 m finais da prova de revezamento 4 x 100 m da Rio 2016, ao receber o bastão do companheiro de equipe, Bolt já estivesse com velocidade escalar de intensidade 12,5 m/s, 2,0 m atrás do adversário virtualmente campeão.

Suponha, ainda, que o jamaicano tenha vencido a prova com uma vantagem de 2,0 s sobre o segundo colocado. Desprezando-se as dimensões dos atletas, ambos considerados em movimento uniforme ao longo de uma mesma reta, responda:

a) Qual o intervalo de tempo gasto por Bolt para completar os 100,0 m finais?
b) Qual a intensidade da velocidade escalar do segundo colocado?
c) Bolt ultrapassou seu adversário quantos metros depois de ter recebido o bastão?

Um comentário: