Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Caiu no vestibular

Hoje apresentamos questões da Faculdade de Medicina do Hospital Albert Einstein. Na próxima quinta-feira publicaremos as resoluções. Tente resolver a prova e avalie como está o seu conhecimento de Física.

Borges e Nicolau

Quando necessário, adote:

• módulo da aceleração da gravidade: 10 m.s–2

• densidade do ar: 1,2 kg/m3
• calor específico do ar: 0,24 cal.g–1 °C–1
• 1cal = 4,2 J
• permeabilidade magnética do meio:
μ = 4 . π . 10–7  T.m/A
• valor de pi: π = 3


Questão 1:

Definimos o intervalo (i) entre dois sons, como sendo o quociente entre suas frequências, i = f2/f1. Quando i = 1, dizemos que os sons estão em uníssono; quando i = 2, dizemos que o intervalo corresponde a uma oitava acima; quando i = 0,5, temos um intervalo correspondente a uma oitava abaixo.



Considere uma onda sonora de comprimento de onda igual a 5 cm, propagando-se no ar com velocidade de 340 m/s. Determine a frequência do som, em hertz, que corresponde a uma oitava abaixo da frequência dessa onda.


a) 340
b) 3400
c) 6800
d) 13600


Questão 2:

Uma bailarina de massa 50 kg encontra-se apoiada em um dos pés num dos extremos de uma viga retangular de madeira cuja distribuição da massa de 100 kg é homogênea. A outra extremidade da viga encontra-se ligada a um cabo de aço inextensível, de massa desprezível e que faz parte de um sistema de polias, conforme a figura.



Sabendo que o sistema encontra-se em equilíbrio estático, determine, em unidades do SI, a massa M que está suspensa pelo sistema de polias.


a) 125
b) 600
c) 1000
d) 2500


Questão 3:

Um caminhão tanque, estacionado sobre um piso plano e horizontal, tem massa de 12 toneladas quando o tanque transportador, internamente cilíndrico, de raio interno 1 m, está totalmente vazio. Quando esse tanque está completamente cheio de combustível, ele fica submetido a uma reação normal do solo de 309.600 N.



Com base nessas informações e nas contidas no gráfico, referentes ao combustível transportado, determine o comprimento interno do tanque cilíndrico, em unidades do SI. Suponha invariável a densidade do combustível em função da temperatura.


a) 8
b) 10
c) 12
d) 15


Questão 4:

Nos veículos com motores refrigerados por meio líquido, o aquecimento da cabine de passageiros é feito por meio da troca de calor entre o duto que conduz o líquido de arrefecimento que circula pelo motor e o ar externo. Ao final, esse ar que se encontra aquecido, é lançado para o interior do veículo.



Num dia frio, o ar externo, que está a uma temperatura de 5 °C, é lançado para o interior da cabine, a 30 °C, a uma taxa de 1,5 L/s. Determine a potência térmica aproximada, em watts, absorvida pelo ar nessa troca de calor.


a) 20
b) 25
c) 45
d) 60


Questão 5:

Determine o valor da força magnética, em newtons, entre dois fios metálicos cilíndricos, de mesma resistividade elétrica, retilíneos, paralelos, de comprimentos iguais a 100 cm, distanciados em 10 cm e com raios de 1 mm e 2 mm, quando cada um deles for ligado a uma fonte de corrente contínua de diferença de potencial igual a 2,0 V.
Adote: ρ = 24 nΩ.m (resistividade elétrica do metal dos fios)


a) 0,2
b) 0,3
c) 0,4
d) 0,5

2 comentários: