Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sábado, 29 de julho de 2017

Especial de Sábado

Ganhadores do Premio Nobel de Física

Borges e Nicolau
x
2015
Takaaki Kajita e Arthur Bruce McDonald pela descoberta das oscilações do neutrino, que mostram que os neutrinos têm massa".

Takaaki Kajita (1959) e Arthur Bruce McDonald (1943)

Takaaki Kajita Takaaki Kajita nasceu em Higashimatsuyama, Saitama, Japão. Ele estudou na Universidade de Saitama e na Universidade de Tóquio, onde recebeu seu doutorado em 1983. Seu orientador foi o futuro Nobel laureado Masatoshi Koshiba. Desde 1988, ele é afiliado com o Instituto de pesquisa de radiação cósmica da Universidade de Tóquio, e em 2015, ele se tornou seu diretor. Takaaki Kajita é casado com Michiko Kajita. O modelo padrão usado pela física moderna tem três tipos de uma partícula muito pequena e indescritível chamada neutrino. No Super-Kamiokande detector, uma instalação experimental em uma mina no Japão em 1998, Takaaki Kajita detectou os neutrinos criados em reações entre raios cósmicos e na atmosfera da terra. Mostrou os desvios, que foram explicados pelos neutrinos alternarem entre os diferentes tipos de medições. Isto significa que eles devem ter massa. O modelo padrão, no entanto, baseia-se sobre os neutrinos desprovidos de massa e o modelo deve ser revisto.

Arthur Bruce McDonald (Sydney, Nova Escócia, 29 de agosto de 1943) é um físico canadense. É diretor do Observatório de Neutrinos de Sudbury. É professor da cátedra Gordon and Patricia Gray de astrofísica de partículas da Universidade de Queen em Kingston, Ontário. Recebeu o Nobel de Física de 2015, juntamente com Takaaki Kajita. McDonald obteve uma graduação com um B.Sc. em física em 1964, com um M.Sc. em física em 1965 na Universidade de Dalhousie na Nova Escócia. Obteve um Ph.D. em física no Instituto de Tecnologia da Califórnia e trabalhou como oficial pesquisador nos Laboratórios Chalk River no noroeste de Ottawa, de 1970 a 1982. Foi professor de física na Universidade de Princeton, de 1982 a 1989, seguindo para a Universidade de Queen. É membro do Instituto Perimeter de Física Teórica.

Próximo Sábado: Ganhadores do Premio Nobel de 2016:
David Thouless e Duncan Haldane "por descobertas teóricas de transições topológicas de fases e fases topológicas da matéria".

Nenhum comentário:

Postar um comentário