Postagem em destaque

Como funciona o Blog

Aqui no blog você tem todas as aulas que precisa para estudar Física para a sua escola e para os vestibulares. As aulas são divididas em trê...

sábado, 8 de julho de 2017

Especial de Sábado

Ganhadores do Premio Nobel de Física

Borges e Nicolau
x
2012
Serge Haroche e David J. Wineland, por seus trabalhos com "inovadores métodos experimentais que permitem medição e manipulação de sistemas quânticos individuais".

Serge Haroche (1944), físico francês e  David J. Wineland (1944), físico estadunidense

Prêmio Nobel de Física 2012

Controle de partículas em um mundo quântico

Serge Haroche e David J. Wineland inventaram e desenvolveram, independentemente, métodos para medir e manipular partículas individuais preservando sua natureza quântico-mecânica, de maneiras que se pensava impossíveis.

Os Laureados abriram a porta para uma nova era de experimentos com a física quântica ao demonstrar a observação direta de partículas quânticas individuais sem destruí-las. As leis da física clássica não se aplicam a partículas individuais de luz ou matéria, e a física quântica assume o controle. Mas partículas individuais não são facilmente isoladas de seu ambiente, e perdem suas misteriosas propriedades quânticas no momento em que interagem com o mundo exterior. Assim, muitos fenômenos aparentemente bizarros previstos pela física quântica não podiam ser diretamente observados, e pesquisadores só podiam executar experimentos mentais que em princípio manifestassem esses fenômenos bizarros.

Por meio de seus engenhosos métodos de laboratório, Haroche e Wineland, junto com seus grupos de pesquisa, conseguiram medir e controlar estados quânticos muito frágeis, que anteriormente se pensavam inacessíveis à observação direta. Os novos métodos permitem examinar, controlar e contar as partículas. 

Seus métodos têm muitas coisas em comum. David Wineland prende átomos eletricamente carregados, ou íons, controlando e medindo-os com luz, ou fótons.

Serge Haroche usa a abordagem inversa: ele conta e mede fótons capturados, ou partículas de luz, enviando átomos através de um dispositivo.

Os dois Laureados trabalham no campo da ótica quântica, estudando a interação fundamental entre luz e matéria, um campo que teve progresso considerável desde a metade dos anos 1980. Seus métodos pioneiros pemitiram que esse campo de pesquisa desse seus primeiros passos na direção de um novo tipo de computador super-rápido baseado na física quântica. Talvez o computador quântico mude nossas vidas cotidianas neste século da mesma maneira radical que o computador clássico fez no século passado. A pesquisa também levou à construção de relógios extremamente precisos que se tornariam a base futura para um novo padrão de tempo, com uma precisão mais de cem vezes maior que os relógios de césio atuais.


Saiba mais aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário