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segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Cursos do Blog - Mecânica


22ª aula
Terceira Lei de Newton
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Borges e Nicolau
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Sabemos que as forças resultam da interação entre corpos. A terceira Lei de Newton, também denominada Princípio da Ação e Reação, refere-se às forças trocadas entre corpos. Ela afirma que:

Quando um corpo 1 exerce uma força F12 sobre um corpo 2, este exerce no primeiro outra força F21 de mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto.

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Uma das forças é chamada de AÇÃO e a outra de REAÇÃO. Assim, podemos dizer:
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A toda força de ação corresponde uma força de reação de mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto.
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A formulação original da terceira lei, apresentada na obra “Princípios Matemáticos de Filosofia Natural”, é a seguinte:
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A toda ação há sempre oposta uma reação igual, ou, as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas a partes opostas.
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Exemplificando: Considere uma caixa sobre uma cadeira. As forças que agem na caixa são: o peso P (ação da Terra) e a força normal FN (ação da cadeira):
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Onde estão as correspondentes reações? A reação ao peso P da caixa é a força – P com que a caixa atrai a Terra. A reação da força FN é a força FN da caixa sobre a cadeira.
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Animações:
Terceira Lei de Newton
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Exercícios básicos
Nota: As notações de forças em negrito representam grandezas vetoriais.

Exercício 1:
As forças P e FN, descritas no resumo teórico, agem na caixa. Elas são consideradas um par de ação e reação?
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Exercício 2:
Analise a frase abaixo e responda se está certa ou errada: ”as forças de ação e reação não se equilibram pois estão aplicadas em corpos distintos”.
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Exercício 3:
Uma caixa tem peso igual a 10 N. Qual é a intensidade da força com que a caixa atrai a Terra?
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Exercício 4:
Dois blocos A e B estão em contato e sobre uma mesa horizontal. Uma força F, horizontal, é aplicada ao bloco A.
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Seja FAB a intensidade da força que A exerce em B e FBA a intensidade da força que B exerce em A. Pode-se afirmar que:FAB
a) FAB > FBA
b) FAB < FBA
c) FAB = FBA
d) FABFBA
e) FABFBA
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Exercício 5:
Uma caixa está suspensa ao teto por meio de um fio AB. As forças que agem na caixa são o peso P e a força T, exercida pelo fio e que é chamada força de tração do fio.
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a) Onde está aplicada a força - T, reação da força T? Faça uma figura explicativa.
b) Considerando o fio AB ideal, isto é, inextensível, perfeitamente flexível e de peso desprezível, represente a força que o teto exerce no ponto A do fio.

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Exercícios de revisão

Revisão/Ex 1:
(Unitau-SP)
Se os jurados de uma luta de boxe atribuíssem a vitória ao lutador que aplicasse uma força de maior intensidade em seu adversário, então:

a) o vencedor seria o de maior massa nos braços.
b) o vencedor seria o de maior musculatura.
c) o vencedor seria aquele que conseguisse aplicar maior aceleração ao soco.
d) o vencedor seria o que tivesse maior massa em seu braço e imprimisse maior aceleração ao soco.
e) a luta terminaria empatada.


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Revisão/Ex 2:


(UNESP)
Isaac Newton foi autor de marcantes contribuições à ciência Moderna. Uma delas foi a Lei da Gravitação Universal. Há quem diga que, para isso, Newton se inspirou na queda de uma maçã. Suponha que
F1 seja a intensidade da força exercida pela Terra sobre a maçã e F2 a intensidade da força exercida pela  maçã sobre a Terra. Então:

a)
F1 será muito maior do que F2 
b) F1 será um pouco maior do que F2
c)
F1 será igual a F2
d)
F1 será um pouco menor do que F2
e)
F1 será muito menor do que F2

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Revisão/Ex 3:
(UEL-PR)
Um bloco de massa 5,0 kg está em queda livre em um local onde a aceleração da gravidade vale 9,8 m/s2. É correto afirmar a respeito que:


a) a intensidade da força que o bloco exerce na Terra vale 49 N.
b) a resultante das forças que atuam no bloco é nula.
c) a intensidade da força que a Terra exerce no bloco é menor que 49 N.
d) a aceleração de queda do bloco é nula.
e) o módulo da velocidade de queda do bloco aumenta inicialmente e depois diminui.


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Revisão/Ex 4:
(UFMG)
Uma pessoa está empurrando um caixote. A força que essa pessoa exerce sobre o caixote é igual e contrária à força que o caixote exerce sobre ela. Com relação a essa situação assinale a alternativa correta:

a) a pessoa poderá mover o caixote porque aplica a força sobre o caixote antes de ele poder anular essa força.
b) a pessoa poderá mover o caixote porque as forças citadas não atuam no mesmo corpo.
c) a pessoa poderá mover o caixote se tiver uma massa maior do que a massa do caixote.
d) a pessoa terá grande dificuldade para mover o caixote, pois nunca consegue exercer uma força sobre ele maior do que a força que esse caixote exerce sobre ela.


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Revisão/Ex 5:
(UFPB)
Um livro está em repouso num plano horizontal. Atuam sobre ele as forças peso (P) e normal (
FN).


Analise as afirmações abaixo:

I - A força de reação à força peso está aplicada no centro da Terra.
II - A força de reação a normal está aplicada sobre o plano horizontal.
III - O livro está em repouso e, portanto, normal e peso são forças de mesmas intensidades e direção, porém de sentidos contrários.
IV - A força normal é reação à força peso.

Pode-se dizer que:

a) todas as afirmações são verdadeiras.
b) apenas I e II são verdadeiras.
c) apenas I, II e III são verdadeiras.
d) apenas III e IV são verdadeiras.
e) apenas III é verdadeira.


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v
Desafio:

A figura representa dois blocos, A e B, apoiados um sobre o outro. Os blocos estão em repouso sobre uma mesa.


a) Desenhe todas forças que agem no bloco A.
b) Esclareça onde estão aplicadas as correspondentes reações.

 
A resolução será publicada na próxima segunda-feira.

Resolução do desafio anterior: 

Um corpo de massa igual a 3,0 kg é submetido à ação simultânea e exclusiva de duas forças constantes de intensidades iguais a 12 N e 18 N, respectivamente. Qual é o intervalo possível para a aceleração desse corpo?
 
Resolução:

1° caso:

As forças têm mesma direção e mesmo sentido, sendo a resultante máxima.

FR = (18+12)N => FR = 30 N

Aplicando o Princípio fundamental da Dinâmica, temos:

FR = m.a => 30 = 3,0.amáx => amáx = 10 m/s2

2° caso:
As forças têm mesma direção e sentidos opostos, sendo a resultante mínima.

FR = (18-12)N => FR = 6,0 N

Aplicando o Princípio fundamental da Dinâmica, temos:

FR = m.a => 6,0 = 3,0.amín => amín = 2,0 m/s2

Portanto, a aceleração está compreendida no intervalo:

2,0 m/s2 a 10 m/s2

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